Currículo e
programas são considerados como um conjunto de conhecimentos e experiências de aprendizagem
oferecidos aos alunos; são moldados nos mais variados níveis e instâncias.
Extrapolando o espaço escolar, ao serem elaborados, o currículo e os programas
estabelecem prioridades a partir da política educacional, das diretrizes, leis,
orientações e indicações dos conteúdos programáticos de ensino. Assim, os
conhecimentos acumulados historicamente pela sociedade, ao serem incorporados
no currículo em forma de saberes selecionados, organizados e sequenciados, são
prerrogativas a serem contempladas no ensino, por meio dos programas.
Dessa forma, o currículo empregado nas instituições
de ensino é transformado e reorganizado para contemplar a realidade da escola e
dos sujeitos. Com isso, articulam-se os conteúdos programáticos às opções
metodológicas do ensino, facultando aos professores adequarem os conteúdos
programáticos, contidos no currículo, às necessidades dos alunos e ao tempo das
disciplinas que compõem a grade curricular. Portanto, o currículo determina e
norteia a organização do espaço educacional, sendo também determinado por ele.
Nesse contexto, não é tarefa fácil selecionar conhecimentos relevantes
de um universo tão amplo. Essa escolha implica na seleção de conteúdos
programáticos que tragam para a escola o conhecimento mais avançado, para que
os estudantes tornem-se sujeitos ativos do processo e “contemporâneos de seu
tempo”. Entretanto, essas escolhas envolvem atitudes e indagações no sentido de
contemplar saberes que atendam o desvelar das questões de conflito e dos
problemas sociais.
Tal seleção, todavia, vai além da questão do planejamento do início de
ano, encaminhando- se para uma ação contínua de reflexão sobre a seleção e seus
desdobramentos, ao longo de todo o ano letivo. Constitui-se no planejamento de
situações de ensino e aprendizagem, articulando conteúdo e forma, com vistas a
favorecer aos alunos a apropriação do conhecimento.
Enfim, o processo de formação/escolarização tem como princípio
viabilizar aos alunos, bases conceituais de compreensão de seu mundo e de seu
tempo, pois é na ressignificação dos conteúdos programáticos apreendidos na
escola, interconectado com a sua realidade social, que subsídios teóricos e
práticos possibilitarão que o conhecimento produzido seja transformado em
ferramenta de compreensão do real.
Referências
AULETE, Caldas.
Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Delta
S.A., 1964, p. 1036.
MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da
(orgs). Currículo, cultura e sociedade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.