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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SIGNIFICADO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS FUNDAMENTAIS



“Compreender e construir os conceitos das operações matemáticas é perceber as diferentes ações envolvidas e brincar com elas, vivenciá-las. A compreensão desses conceitos ocorre pela experiência das diferentes ações, levando-se em consideração os níveis progressivos de desenvolvimento”
(Ramos, 2009, p. 67)
Utilizaremos como base a Teoria dos Campos Conceituais, estudada por Gérard Vergnaud desde 1977. Nesta aula trataremos apenas da Teoria do Campo Aditivo, que considera a adição e a subtração operações complementares e não inversas ou opostas.
Segundo o pesquisador,

“dentro e fora da escola, os pequenos já lidam com situações que envolvem ganhar, perder, tirar, acrescentar, juntar e comparar. Elas costumam compreender com mais facilidade quando os problemas estão relacionados a essas noções.”
(Vergnaud, apud revista Nova Escola, 2009, p.33)
A seguir, indicamos um quadro onde o autor divide o Campo Aditivo em cinco classes:
Os tipos de operação segundo quem os criou:
Vergnaud divide o campo aditivo em cinco classes. As características de cada uma delas podem ser percebidas pela forma como é elaborado o enunciado. São elas:
·         transformação – alteração do estado inicial por meio de uma situação positiva
ou negativa que interfere no resultado final.
·         combinação de medidas – junção de conjuntos de quantidades pré-estabelecidas.
·         comparação – confronto de duas quantidades para achar a diferença.
·         composição de transformações – alterações sucessivas do estado inicial.
·         estados relativos – transformação de um estado relativo para outro (essa
categoria não é abordada nos PCN).
(Revista Nova Escola. Encarte Especial Matemática, 2009, p.33) TABELA – Um novo jeito de fazer contas.
Como complemento e ilustração desta parte da aula, visualize a tabela sobre "Um novo jeito de fazer contas". A tabela faz parte do conteúdo da aula e facilita a sua compreensão.
UM NOVO JEITO DE FAZER CONTAS
Ao lidar com o conceito de campo aditivo, você perceberá que as diferenças de abordagem em relaçãoà maneira tradicional não se restringe ao
enunciado: os caminhos que o aluno usa para resolver o desafio do enunciado são importantes e devem ser valorizados na discussão em grupo.
Resolução
Está diretamente ligada à operação
proposta no enunciado.
Está atrelada à análise das informações
e à criação de procedimentos próprios.
Interação com o aluno

Cabe ao professor validar ou não a
resposta encontrada.
O professor propõe discussões em grupo e
o aluno tem recursos para justificar
seus rocedimentos.
Registro
Conta armada.
O percurso do raciocínio é valorizado, seja ele
feito com contas parciais, armadas ou não,
desenho de pauzinho ou outra estratégia.

Perspectiva Anterior
Perspectiva do Campo Aditivo
Enunciado
A incógnita está sempre no fim do
enunciado (5 + 5 = ?; 16 - 3 = ?).
A incógnita pode estar em qualquer
parte do enunciado (? + 5 = 10; 16 - ? =13).
Palavra-chave

Palavras como “ganhar” e “perder”
dão certeza ao aluno sobre
a operação a ser usada.
Não se estimula o uso. As crianças
precisam analisar os dados do
problema para decidir a melhor
estratégia a ser utilizada.
Como o aluno pensa
Para chegar ao resultado, é preciso saber qual
operação usar (soma ou subtração).
Como várias possibilidades de chegar
ao valor final, o aluno tem mais
autonomia e o pensamento
fica menos engessado.

Fonte: Lúcia Mesquita e Virgínia Villaça, professoras do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cruz, em
São Paulo, SP
Referência
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações – uma proposta criativa para o ensino da Matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
Revista Nova Escola. Encarte Especial Matemática. São Paulo: Editora Abril, 2009.