“Compreender e construir os conceitos das operações
matemáticas é perceber as diferentes ações envolvidas e brincar com elas,
vivenciá-las. A compreensão desses conceitos ocorre pela experiência das
diferentes ações, levando-se em consideração os níveis progressivos de
desenvolvimento”
(Ramos,
2009, p. 67)
Utilizaremos como base a Teoria dos Campos
Conceituais, estudada por Gérard Vergnaud desde 1977. Nesta aula trataremos
apenas da Teoria do Campo Aditivo, que considera a adição e a subtração
operações complementares e não inversas ou opostas.
Segundo o pesquisador,
Segundo o pesquisador,
“dentro e fora da escola, os pequenos já lidam com
situações que envolvem ganhar, perder, tirar, acrescentar, juntar e comparar.
Elas costumam compreender com mais facilidade quando os problemas estão
relacionados a essas noções.”
(Vergnaud,
apud revista Nova Escola, 2009, p.33)
A seguir, indicamos um quadro onde o autor divide o
Campo Aditivo em cinco classes:
Os tipos de operação segundo quem os criou:
Vergnaud divide o campo aditivo em cinco classes. As características de cada uma delas podem ser percebidas pela forma como é elaborado o enunciado. São elas:
Os tipos de operação segundo quem os criou:
Vergnaud divide o campo aditivo em cinco classes. As características de cada uma delas podem ser percebidas pela forma como é elaborado o enunciado. São elas:
·
transformação –
alteração do estado inicial por meio de uma situação positiva
ou negativa que interfere no resultado final.
ou negativa que interfere no resultado final.
·
combinação de medidas – junção de conjuntos de quantidades
pré-estabelecidas.
·
comparação –
confronto de duas quantidades para achar a diferença.
·
composição de transformações – alterações sucessivas do estado inicial.
·
estados relativos – transformação de um estado relativo para outro (essa
categoria não é abordada nos PCN).
categoria não é abordada nos PCN).
(Revista Nova Escola. Encarte Especial Matemática,
2009, p.33) TABELA – Um novo jeito de fazer contas.
Como complemento e ilustração
desta parte da aula, visualize a tabela sobre "Um novo jeito de fazer
contas". A tabela faz parte do conteúdo da aula e facilita a sua
compreensão.
UM NOVO JEITO DE FAZER CONTAS
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Ao lidar com o conceito de campo
aditivo, você perceberá que as diferenças de abordagem em relaçãoà maneira
tradicional não se restringe ao
enunciado: os caminhos que o aluno usa para resolver o desafio do enunciado são importantes e devem ser valorizados na discussão em grupo. |
||
Resolução
|
Está diretamente ligada à operação
proposta no enunciado. |
Está atrelada à análise das
informações
e à criação de procedimentos próprios. |
Interação com o aluno
|
O professor propõe discussões em
grupo e
o aluno tem recursos para justificar seus rocedimentos. |
|
Registro
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Conta armada.
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O percurso do raciocínio é
valorizado, seja ele
feito com contas parciais, armadas ou não, desenho de pauzinho ou outra estratégia. |
Perspectiva Anterior
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Perspectiva do Campo Aditivo
|
|
Enunciado
|
A incógnita está sempre no fim do
enunciado (5 + 5 = ?; 16 - 3 = ?). |
A incógnita pode estar em qualquer
parte do enunciado (? + 5 = 10; 16 - ? =13). |
Palavra-chave
|
Não se estimula o uso. As crianças
precisam analisar os dados do problema para decidir a melhor estratégia a ser utilizada. |
|
Como o aluno pensa
|
Para chegar ao resultado, é preciso
saber qual
operação usar (soma ou subtração). |
Como várias possibilidades de chegar
ao valor final, o aluno tem mais autonomia e o pensamento fica menos engessado. |
Fonte: Lúcia Mesquita e Virgínia Villaça, professoras do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cruz, em
São Paulo, SP
Referência
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre
números, ações e operações – uma proposta criativa para o ensino da Matemática
nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
Revista Nova Escola. Encarte Especial Matemática. São Paulo: Editora Abril, 2009.
Revista Nova Escola. Encarte Especial Matemática. São Paulo: Editora Abril, 2009.