Para iniciarmos
nosso tema, convém relembrar a importância da transparência das ações
educacionais e sociais, imprescindíveis para uma gestão que leva em conta os
anseios e expectativas da comunidade na qual a escola se insere, visando acima
de tudo à aprendizagem bem-sucedida de todos os alunos, o que obviamente exige,
como foi reforçado em vários momentos, abertura para o diálogo, espaços para
interação entre os diversos segmentos que culminem na elaboração e constante
reelaboração do projeto pedagógico da escola que retrate a sua realidade.
Veja agora alguns exemplos de encaminhamentos que
poderão minimizar a tarefa diária do diretor.
·
Atribuições e
competências (cumprir e fazer cumprir as leis)
É importante que, ao iniciar o ano letivo, na
reunião com todos os atores da escola, seja entregue a cada um uma cópia de
seus direitos e deveres, que constam no Regimento Escolar, e também que sejam
mostradas e debatidas com todos os integrantes as atribuições e competências,
inclusive da equipe gestora. Convém lembrar que toda discussão deve ser lavrada
em ata, o que facilita o trabalho de todo o ano letivo em questão, uma vez que
todos tiveram a oportunidade de discutir sobre seus direitos e deveres, que
fazem parte, como vimos no tema anterior, dos preceitos legais que regem a vida
dos servidores públicos, e que, portanto, devem ser obedecidos, cabendo medidas
disciplinares quando não forem cumpridos.
·
Livro-ponto
Além de ser verificado, deve refletir tudo o que
ocorre na escola diariamente com registro de ausência, frequência e saídas de
servidores.
·
Ambiente de
trabalho
O diretor deve ser coerente em suas ações, palavras
e atitudes, com vistas a proporcionar um ambiente de trabalho em que todos são
tratados com urbanidade e respeito. Uma dica valiosa: antes de responder de
maneira precipitada, o diretor deve manter postura adequada no trato com as
pessoas.
·
Falsidade
ideológica
Acarreta transtornos se aplicada e se concretizada
quando ocorre, por exemplo, alguns acertos caseiros sobre horários da unidade
escolar, escrituração em livros, assinaturas em atas, confecção de atestados,
dentre outros.
·
Verbas públicas
A aplicação transparente evita transtornos, o que
pode ser feito com ampla divulgação à comunidade, aos alunos, no mural escolar
e nas atas da APM e do Conselho de Escola. Tudo o que se referir a essas verbas
deve se guardado, porque se converte em documento que comprova a transparência
do processo. Verbas previamente destinadas também merecem a mesma abordagem, ou
seja, serem divulgadas e gastas de acordo.
·
B.F.E. (Boletim de
Frequência da Educação)
O diretor deve conferir a folha de pagamento e,
além disso, ler, verificar tudo o que assina e, quando retirar os holerites de
toda a equipe da escola, checar nominalmente mês a mês.
·
Diário de classe
No início do ano, o diretor, ao informar as
atribuições e competências dos professores e direção, ressalta a legislação
contida no diário de classe, com intuito de confirmar os deveres de cada
segmento e lembrar que os diários de classe precisam permanecer na escola
porque poderão ser solicitados para consulta e uso das autoridades competentes
·
Portaria CAF
Recomenda-se o
envio imediato após ocorrência para evitar prejuízo financeiro e administrativo
ao diretor. Diante disso, é preciso que se tenha muito cuidado com as portarias
de admissão e de cessação e que se observe o Decreto n. 41.599/97.
·
Documentos
Deve-se ter uma
atenção especial e muito rigor em todos os documentos que o
diretor assina, o que abrange desde atestados de escolaridade até instrução de
expedientes e processos. Este último então se converte em alvo redobrado de
atenção, uma vez que pode desencadear punição, caso o prazo estipulado não seja
obedecido.
·
Outros
As seguintes ocorrências também merecem atenção do
diretor:
Avisar o servidor
por escrito para o devido recolhimento do IPESP; mediante afastamento pelo art.
202 da Lei n. 10.261/68.
Presidir reuniões.
Expedir guias para perícia médica (observar se quem
solicita possui vínculo).
Comunicar falecimento do servidor.
Expedir ato decisório (acúmulo).
Coordenar expediente.
Observar termo de visita do supervisor.
Verificar justificativa de faltas (primeiro dia
útil subsequente à falta – para todos).
Atentar à questão do "comércio" entre os
componentes de serviço.
Além de tudo o que foi exposto, o diretor não pode
esquecer que o principal na escola é o sucesso dos alunos, e o Projeto
Pedagógico é uma preocupação constante para que ele se concretize
Referências
UDEMO. Sindicato
dos Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São
Paulo.“Orientação aos gestores das unidades escolares – tudo o que o diretor
faz na escola.” Revista do Projeto Pedagógico.
Disponível em: <http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_08Tudo.htm>. Acesso em: mar 2011.
Disponível em: <http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_08Tudo.htm>. Acesso em: mar 2011.